O que é Paleo•Primal?

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Passamos 2.5 milhões de anos nos alimentando de animais, vegetais, frutas da estação frutos secos e sementes.

Pense nisso: 2.5 milhões de anos. Esse é o período de basicamente toda nossa evolução, da construção do organismo que temos hoje.

Como qualquer outro animal, sofremos quando não podemos comer os alimentos que nos são naturais.

Pães, doces, refrigerantes, produtos industrializados em geral, não fizeram parte do cardápio por toda nossa história, logo, não são o que nosso organismo reconhece como alimento. 

Inúmeros estudos científicos apontam que doenças como diabetes, obesidade, doenças cardíacas e outros males estão relacionados ao consumo de grãos e produtos industrializados.

Alimentação Pale.Primal é naturalmente rica em nutrientes, saborosa e saciante. Basta apenas alguns dias experimentando esse estilo de vida para sentir os benefícios: emagrecimento, melhora na pele, no sono, no humor, fome controlada, energia mais estável, intestino funcionando melhor, etc.

Então vamos ver como funciona!

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1. A base de tudo – comer todos os dias em boas quantidades

Plantas variadas: devem ocupar pelo menos metade do prato. Verduras, folhas, vegetais e legumes. Brócolis, abobrinha, aspargos, chuchu, alface, rucula, couve, couve flor, etc! Coma verde, como colorido!

A chave está em torná-los saborosos, nada de brócolis no vapor sem graça. Use as gorduras boas para cozinhá-los. Vão ficar extremamente deliciosos e adocicados.

Veja essa receita de Vegetais assados no forno

Bichos: Todos eles! Carne de vaca, porco, peixes, aves, peixes e frutos do mar, ovos, bacon artesanal. Coma-os vieram ao mundo. Não retire a gordura deles, não tire as gemas dos ovos, a pele no frango, do salmão. 

Veja essa receita de Frango ao bacon

Gorduras naturais: banha de porco e outras gorduras animais, manteiga, azeitonas e azeite de oliva, coco e óleo de coco, avocado/abacate e óleo de avocado.

Que tal um mousse de avocado? 😋


2. Consumo  moderado – para complementar pratos, sobremesas e variar receitas

Frutas – frutas modernas são extremamente modificadas e adoçadas de forma a nos fazerem comer mais. Prefira frutas silvestres como morangos, framboesas, mirtilo. Sempre que possível compre orgânicos para garantir melhor fonte de fibras, antioxidantes e nutrientes.

Coco e avocado recebem atenção especial. Ambos possuem baixos carboidratos e altas gorduras, assim são excelentes aliados no emagrecimento e saciedade.

Raízes: batata doce, abóbora cenoura, cará, mandioca, mandioquinha, beterraba. O consumo desses foi eventual durante o Paleolítico então devemos seguir esse raciocínio, alinhando com seu objetivo de emagrecimento. Batata Doce Chips. Cenouras Assadas no óleo de coco.

Oleaginosas: prefira macadâmias por serem mais ricas nutricionalmente. Castanhas, nozes, amêndoas, pistache, gergelim, semente de girassol, para complementar uma salada, compor uma taboa de frios ou carregar na bolsa como snack emergênciaAs pastas e manteigas feitas delas também são aceitas, menos a de amendoim, que não entra na Paleo por ser não ser um fruto seco, e sim uma leguminosa.

Laticínios: Aqui está a principal diferença entre Paleo e Primal. Manteiga, nata, creme de leite fresco, coalhada, queijos e iogurtes não são essenciais na alimentação. Laticínios  não são considerados Paleo por não terem feito parte do cardápio durante a evolução do homem, porém são permitidos no estilo Primal, para quem não for intolerante ou alérgico a eles.

Prefira queijos artesanais e amarelos. Não consuma iogurtes lights nem fat free. Compre os naturais e integrais ou, se puder, prepare-os em casa.


3. Consumo eventual Saborear e curtir sem culpa de vez em quando! 

Chocolate amargo: Quanto maior o teor de cacau, melhor. Cacau é um excelente antioxidante. Prefira portanto, chocolates acima de 70%. Eu sei, eu também não me imaginava consumindo antes da Paleo, mas acredite, seu paladar muda, sua vontade de doce se reduz e o amargo passa a ser interessante ☺️

Melhor ainda é consumir o cacau puro.Quer uma receita SUPER simples com ele? Olha esse Mousse Super Simples de Chocolate, 😍🍫

Álcool: Bebidas alcoólicas atrapalham um bocado o emagrecimento, mas tudo bem consumir um drink sem açúcar eventualmente. Temos sim vida social na Paleo.Primal! A melhor pedida são os vinhos e champagne.

 


O que não se come na Paleo•Primal?

What not to eat

Açúcar e doces: Não coma bolos, sorvetes, tortas, cereais matinais. Evite também açúcar de coco, demerara, mascavo. Todos eles contêm carboidrato tal como o açúcar refinado e prejudicam o emagrecimento.

Grãos Cereais: (trigo, milho, aveia, cevada) por conterem componentes tóxicos e tirarem facilmente o lugar no prato do que é mais importante: bixos e plantas. Além disso, grãos possuem muito carboidrato, elevando nossa insulina rapidamente e nos fazendo comer uma quantidade maior do que a ideal. Estamos falando de arroz, massas, pães – comuns ou integrais.

Gorduras artificiais e refinadas: Margarina, óleo de canola, de palma, milho e de soja. Se ainda tiver esses ítens em casa, jogue fora! São ultra processados, tóxicos e cancerígenos.

Industrializados: O que vem em pacote não é comida de verdade. Principalmente produtos light, zero e fat free. Corantes, conservantes, espessantes. Processos industriais retiram o que de mais natural e melhor os alimentos contêm. Minimize embalagens e rótulos com ingredientes listados que você não consiga pronunciar.

Leguminosas: Feijão, soja, lentilha, vagem, ervilha, grão de bico e amendoim! Muito cuidado com esse último que é confundido por muitos como uma oleaginosa. Leguminosas contem anti nutrientes que causam irritação na flora intestinal, problemas digestivos e outros males. Evite.

Refrigerantes (comuns e light) e Sucos artificiais (tipo clight): São feitos com adoçantes de má qualidade e químicas que fazem mal para a saúde e  atrapalham o emagrecimento.

Para beber, escolha água, água com gás, limonada e chás.

Uma maneira simples de pensar: consuma bichos e plantas como vieram ao mundo sem alterá-los em nada, ou seja, sem temer gorduras naturais.

Como sempre digo: comida de verdade tem UM ingrediente. O que precisamos fazer é dar sabor a eles e combina-los da forma que nos agrada 😉

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