10 dicas para começar a Paleo.Primal

 

 10 dicas para quem quer começar – ou recomeçar – a Paleo.Primal

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 1. O primeiro café da manhã?

Troque o pão por ovos inteiros na manteiga (não margarina!) Não pense em comer pouco nem fique com medo das gemas. Consuma três ou mais ovos inteiros! Pelo menos dois, ok? Mexidos, estalados, ou omelete. Quando enjoar ou quiser “esconder” o sabor deles, experimente fazer essa frittata ou esse panini!

Acompanhe-os com bacon, avocado, coco fresco, morangos, um cappuccino delícia! Ou um pouco de cada! ☺️👇🏼

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Um dos meus primeiros cafés da manhã na Paleo. Ovos mexidos com bacon, avocado, couve de bruxelas, morangos e cappucino

2. Aumente as gorduras do bem!

Consuma azeitonas, coco fresco, avocado e os óleos desses. Azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, óleo de avocado e manteiga (especialmente ghee). Não tenha medo das gorduras naturais. Elas são essenciais para a saúde e saciedade.

Aliás, você já experimentou manteiga de coco? 😊

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Uma das coisas favoritas da minha vida!

Não, assim como nenhum produto que menciono aqui, ela não é essencial no dia a dia mas é maravilhosa.

Sua vida vai mudar depois dela!

Especialmente com essa da Artisana 😍


3. Dê sabor aos seus vegetais – legumes e verduras

Eles são a base de tudo e você precisa comê-los em abundância. Para isso é preciso dar sabor a eles! Não faça apenas brócolis no vapor. Asse ou refogue legumes em grande quantidade usando sempre algum óleo do bem (ítem 2) e temperos como canela, pimenta do reino e cúrcuma que são super antixoxidantes e dão ainda mais sabor à comida.

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Brócolis, cenouras, cogumelos indo para o forno com óleo de coco! Fica uma delícia!

4. Faça saladas grandes e coloridas

Incremente-as com nozes, queijos e regue com bom azeite de oliva, óleo de avocado ou mesmo óleo de coco. Sim, fica uma delícia! Experimente, arrisque, permita-se ser criativo com sua salada. Acrescente a proteína. Diga não a salada de alface e tomate em graça! 😛

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Mix de folhas, espinafre, morangos, nozes, coco fresco, com óleo de avocado, nozes e salmão para completar! Uma delícia!

5. Não coma apenas atum, tilápia e peito de frango

Nada de errado com eles, mas são naturalmente baixos em gordura e precisamos dela para saciedade e outras funções no organismo. Então cozinhe-os com alguma fonte de gordura, como esse franguinho no bacon! Ou acrescente a gordura depois – como essa maionese maravilhosa da Primal Kitchen 😍

IMG_1780Consuma também mais peixes oleosos como salmão. Sardinha em lata é uma excelente opção, no azeite de oliva de preferência.

Compre cortes de carnes que tenham mais gordura naturalmente como carne vermelha, coxa de frango, barriga de porco, bacon artesanal. Sim, gordura saturada faz bem!


6. Coma todas as vezes que sentir fome

Não passe fome. Não conte calorias. Não pese sua comida. Nada disso é necessário. Esqueça um pouco o padrão de café da manhã, almoço e jantar com lanchinhos intermediários e procure comer comida toda vez que a fome bater, independente do horário.

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Faça pratos sortidos e coloridos que sejam metade de proteínas e metade vegetais caprichados com gorduras boas – elas o ajudarão a saber a hora de parar – naturalmente. Repita-o se necessário. Termine sua refeição se sentindo satisfeito – não estufado.

E, se não for fome – no fundo a gente sempre sabe quando é 😉 – não coma – e assim estará deixando seu organismo acessar  gordura estocada e queima-la como fonte de energia possibilitando assim o  emagrecimento! 🙌🏻


7. Evite lanches

IMG_3174.JPGEm poucos dias na Paleo.Primal você experimentará a maravilhosa sensação de sentir sua fome diminuir naturalmente e assim deve ter necessidade de menos refeições no dia. Na Paleo.Primal, você deve se manter saciado e não constantemente pensando em comida ou beliscando.

Para evitar lanches, coma o suficiente em cada refeição que te deixe saciado. Isso pode significar uma quantidade maior de comida. Não se assuste!

Lanches devem ser feitos apenas quando surgir uma fome inesperada e por algum motivo você não possa fazer uma refeição completa. Tudo bem. Acontece. 

Veja as 10 melhores as melhores opções de lanches!


8. Faça compras pequenas

Comida de verdade estraga rápido. Compre de pouco e com mais frequência. Isso quer dizer ir mais vezes ao mercado? Sim, mas para pequenas compras rápidas para repor seus vegetais, legumes e fruta. É jogo rápido! Entrar, pegar alguns ítens para os próximos dias e sair. Se puder ir a pé, melhor ainda, assim você se movimenta e carrega só o que pode. 😊

Com as proteínas algo que funciona muito é prepara-las e congelar. Você pode fazer isso também com vegetais mas eles frescos ficam mais saborosos. De qualquer forma, acostume-se a idas ao mercado ou feira mais frequentemente, mas com maior proveito. Compras do mês não são muito eficazes. 

Você já conhece a Lista de Compras Fitdots? Ela pode te ajudar!


9. Respeite sua sede mas hidrate-se constantemente

Espinafre, avocado, tomate e vários outros veggies tem mais de 90% de água. Comida de verdade hidrata! Assim, não é preciso forçar os tais recomendados 2-3 litros por dia. Essa recomendação vem de estudos que baseiam-se em contagem de calorias e já sabemos que contar calorias não tem sentido.

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90% desse prato delícia de spaghetti de abobrinha a carbonara é água.

Quando eu me obrigava a tomar tantos litros de água, não conseguia dormir bem. Se algo tem que ser forçado e não é agradável, não faz bem.

Nosso corpo é sim funcional e inteligente, se dermos pra ele o que ele entende como natural. Tomar água quando tiver sede e comer bastante verdura é suficiente. Estaremos hidratados e nutridos. Apenas não sabote a sede, quando ela bater, tome água!


10. Salgue sua comida – a gosto

Outro mito que nos contaram é que devemos evitar o sal. Quando nos alimentamos de comida de verdade estamos naturalmente retirando o excesso de sódio que pode ser perigoso. Excesso de sódio mora nos processados e industrializados, que evitamos ao máximo na Paleo.Primal.

Não existe nenhuma evidência forte de que cortar o sal reduza o risco de ataques cardíacos, derrames ou morte em pessoas com pressão normal ou alta. Entenda melhor o mito do sal por esse post do conceituado Dr. Souto.

Precisamos de sal. E a maneira de consumí-lo é simples – intuitivamente. Se colocarmos muito sal na comida ela ficará ruim e se colocarmos pouco ficará sem graça. Use sal a gosto. Qual sal? Eu uso o rosa ou marinho. Veja que interessante esse guia sobre sal do fantástico site americano Paleo Leap. salt-guide

Outra questão importante é que nos primeiros dias de Paleo algumas sensações como dor de cabeça, mal estar, fraqueza e caimbras podem acontecer. Essas queixas são normais mas erroneamente atribuídas a falta de glicose. A causa real é na verdade desequilíbrio hidro-eletrolítico.

Se sentir algum desses sintomas nos primeiros dias, aumente seu sal e também água. Outra sugestão é consumir caldos e sopas que preservam eletrólitos dos vegetais e carnes como potássio e magnésio. Que tal essa sopinha de batata doce?

O Dr. Souto explica muito bem sobre a chamada gripe-low carb

De resto, enjoy life e have fun! 😄 

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Você vai ganhar tempo com a Paleo.Primal. Não precisará estar constantemente programando seu dia em torno de comida. Ocupe-se com atividades que gosta e experimente novas! Dançar, yoga, caminhar, andar de bike. 

Incorpore mais movimento prazeiroso no seu dia a dia – de preferência na natureza!

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 Esse post te ajudou? Precisa de mais informações?

Veja esse post  sobre o que é a Paleo.Primal?

E conheça meu E-book! O primeiro e mais exclusivo Guia de Alimentação Paleo.Primal

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1 comentário Adicione o seu

  1. Carolina Santos disse:

    Dora!
    Parabéns o blog está lindo!!! Venho te acompanhando a algum tempo no Instagram interessada em Paleo Primal, mas sou vegetariana e pergunto, é possível seguir dieta Paleo Primal sendo vegetariana ?
    Este post ja me ajudou, pq ainda me OBRIGO a comer atum e sardinha em lata ( único tipo de carne que ainda consigo engolir) para melhorar minha constante anemia!
    Se puder, escreva algumas dicas para os vegetarianos 😊

    1. fitdots disse:

      Oi Carolina! Fico muito feliz que está gostando do blog!
      É possível sim fazer Paleo.Primal sendo vegetariano. Tenho diversos coachees vegetarianos e dá certo sim!
      Farei um post em breve! =)

  2. Gloria Sarcinelli disse:

    Oi. Eu acabei de fazer uma dieta seríssima. Perdi 20 lbs em 60 dias. Adoraria começar a Paleo. Será que não vou engordar??

    1. fitdots disse:

      Olá Gloria. Acredito que não. A Paleo nos permite alcançar nosso peso ideal sem sofrimento. Se seguir essas dicas – principalmente comendo apenas quando tiver fome – não irá engordar! =) Me mantenha informada =)

  3. Mary disse:

    Oi Dora
    Parabéns pelo blog, eu já te acompanho a um tempinho nas redes sociais, e já li vários livros que você indicou, eu me identifiquei muito com a Paleo, e finalmente comecei a alguns dias e estou mesmo sentindo muitas dores de cabeça, mas com suas dicas acho que vai ficar melhor, me manter nesse estilo de vida.
    Eu tirei a vesícula anos atras e desde então eu como pequenas porções de comida com pouquíssimas gordura, e possível seguir a paleo comendo pouca gordura?

  4. marianaalvesbellezzia disse:

    Olá Dora! Adoro seu blog e seu Instagram. Tenho uma dúvida: qual a quantidade ideal de azeite extra virgem para usar em um dia? Tenho medo de exagerar a mão, pois uso para fazer as carnes, refogar os legumes e temperar as saladas ! Muito de vez em quando uso óleo de côco, apesar de gostar do sabor.
    Obrigada e continue o bom trabalho!

    1. fitdots disse:

      Oi Mariana!
      Siga usando seu azeite como está. Se sua comida está ficando saborosa, está fazendo certo. Se você colocar demais em algum prato saberá que errou a mão. Mas não vai com um conta gotas, use-o em quantidade generosa para realmente dar sabor aos alimentos! E use o óleo de coco em mais pratos, porque não? Eu uso os óleos do bem em todas as refeições – sem medo! =)
      Fico muito feliz que gosta do blog e do Insta! =)

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