A panela de ferro

Não foi amor à primeira vista

Precisei de algumas idas à Target para eu comprar minha panela de ferro, aqui chamada como cast iron skillet.

O valor não era bem um problema, US$ 19,90 é bem razoável por um utensílio que hoje não me vejo mais vivendo sem. 

A questão era simples – como vou limpar essa bonita? Não quero ter mais trabalho na cozinha do que já tenho. Vocês me entendem, tenho certeza!

Eu já tinha lido bastante sobre como a panela de ferro cozinha melhor os alimentos, uma vez que o calor se propaga nela por inteiro, não apenas na base e como sou fã do forno, a idéia dos meus veggies caramelizando ali enquanto resolvo outras coisas da vida me parecia perfeita. E foi mesmo!

Toda vez me emociono com o sabor que ficam os veggies cozidos nela

Couve de bruxelas, em especial, ficam maravilhosamente caramelizadas e adoçadas, ao contrário de apenas cozidas na água.

Gosto de quebrar alguns ovinhos nos 10 minutos finais de cozimento dos veggies. Ficam super deliciosos!

Algo que tenho que dizer é que panela é de fato um pouco pesada

E como gosto de lota-la, é um trabalhinho colocar e retirar do forno. Mas hey, aí já acontece então um levantamento de peso espontâneo, não é mesmo? 😉💪🏼

Outra coisa que requer cuidado é o cabo, pois ele também é de ferro, então é preciso cuidado para evitar queimaduras. Andei namorando panelas com cabo de madeira, mas ainda não criei a coragem de pagar as 100 doletas. Vou deixar para o dia em que encontrar uma bem antiga na feirinha de antiguidades. 😊

Tirando isso, eu simplesmente adoro minha panela e a uso para tudo! Cozinho frango, carnes, abóboras. E atenção – sempre, sempre usando algum óleo do bem. Os óleos ideias para altas temperaturas são o de coco, de avocado e manteiga. Sem os óleos e temperos, não vai ficar tão bom gente!

Foi usando bastante a panela que aprendi que não é preciso lava-la após cada uso.

O excesso de lavagem retira justamente um dos maiores benefícios da panela de ferro – o ferro. Além de tudo ficar mais saboroso, as panelas de ferro nos previnem contra anemia, pois são fontes extra desse importante mineral no nosso organismo.

Como fazer então?  Vamos por passos:

1. Retire a sobra de comida com papel toalha e água quente. Se houver muita comida grudada você pode usar uma buchinha e sal. Isso mesmo sal, qualquer tipo, jogue nela e esfregue levemente.

2. Leve a panela ao fogo alto para secar. Quando estiver quase seca, desligue o forno e adicione uma colher de óleo (de coco, de avocado ou de oliva) nela esfregando levemente com papel toalha.

3. Uma vez por semana, procure fazer uma limpeza maior, passando uma quantidade maior de óleo nela e deixando no forno por em torno de 20 minutos.  Esse processo se chama “to season” e conserva as propriedades da panela.

4. Evite sabão, bombril e máquina de lavar. Irão danificar sua panela.

De resto, guarde a panela em um local bem seco – a minha mora dentro do forno! E  mantenha um filtro de papel para café sobre por cima dela, para para que o mesmo absorva a umidade.

Espero que você adquira sua panelinha também e delicie-se cozinhando nela!

Que tal um franguinho ao bacon com mostarda e amêndoas? Fica maravilhoso!

E não deixe de comentar se tiver alguma dúvida ou dica de limpeza!

Base_Pattern

COMPARTILHE ESSE POST =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *