Literatura Paleo•Primal

IMG_3190

Trago aqui os livros que me guiaram pelo conhecimento da ciência evolutiva e inspiram meus caminhos pela culinária Paleo.Primal.


Literatura 


1. The Primal BluePrint, por Mark Sisson

IMG_9560.jpg
Edição novíssima! 

Esse é o livro mais importante que li sobre a Paleo.Primal. Ele transformou minha vida!

Sem Mark Sisson eu não estaria aqui, esse blog não existiria, eu não teria alcançado a liberdade e bem estar que sinto hoje.

Esse livro é um must. É é minha constante referência, meu porto seguro.

Mark Sisson, detalha o estilo de vida Primal por completo totalmente embasado na ciência evolutiva que nos permite reprogramar nossa genética em direção a saúde, bem estar, perda de peso e longevidade.

O estilo de vida Primal não é uma dieta nem programa de exercícios, mas sim sugestões de comportamentos naturais e prazerosos que, uma vez adotados, nos alinham com a expectativa dos nossos genes de forma que se alcance o bem estar e peso ideal sem sacrifício.

O livro em português se chama Energia Paleo, mas a tradução é de português de Portugal. Se você ler inglês, é bem melhor!


2. Paleo Girl, por Leslie Klenke

paleo-girl-soft-cover

Que tal um livro simples de mulher para mulher? Excelente para adolescentes também!
 
Alguma amiga já te disse que você precisa comer apenas 1200 calorias por dia? Você lê sempre nas revistas fitness que para ter abdômen sarado precisa ficar horas na esteira e nos abdominais? Ou que comer gordura engorda? Não é bem assim. Não é nada assim.
 
Nesse livro, a Leslie, autora super querida que também tive o prazer de conhecer, guia meninas de todas as idades para um físico bonito, pele macia e energia radiante sem sacrifício e dietas loucas das revistas da moda. Paleo Girl vai te ajudar a transformar sua saúde por um lifestyle simples, inteligente e poderoso dos nossos ancestrais.
 

O livro conta também com um guia simples por exercícios, exposição adequadas sol, sono, maquiagens saudáveis e receitas simples!


3. The Paleo Dieter’s, por Adam Farrah

IMG_5588

Qual a diferença entre evitar os grãos por completo ou apenas o glúten? Esse livro é excelente! Ele é um guia prático de como iniciar a Paleo e foi essencial no meu início. O autor ensina a trilhar sua própria Paleo, livre de dogmas, e opinões generalizadas.

Farah também nos guia pelas outras áreas essenciais do estilo de vida Paleo.Primal como atividade física adequada, exposição ao sol e sono de uma maneira simples e prazeirosa.


4. Wired to Eat, por Robb Wolf

IMG_0452

Li esse livro após um ano na Paleo.Primal e foi essencial. Uma vez adaptados, temos dúvidas sobre quanto de carboidrato comer ou o quanto toleramos de alimentos não-Paleo.

Na primeira parte do livro, Robb explica porque disciplina e força de vontade não funcionam para o emagrecimento, e nos guia por um mapa para regular nosso apetite naturalmente e melhorar nossa saúde através de melhor relação com a comida, sono, atividade física e senso de comunidade.

Na segunda parte do livro, Robb traz seu programa de 30 dias que reprograma seu apetite de forma a ajudar a saber como comer a quantidade ideal intuitivamente, com refeições deliciosas. Sim, isso é possível!

Robb nos guia por seu 7 Day Carb Test – um teste pessoal que lhe da as respostas de quais carboidratos especificamente são a melhor e a pior opção para você. Isso é nutrição personalizada!

O livro também inclui 60 receitas e sugestões de cardápios específicos para a dieta Paleo.Primal, cetogênica e auto-imune.


 Culinária Paleo.Primal

 

1. Primal Primer, por Keris Marsden e Matt Whitmore 

IMG_2308Esse livro foi um dos primeiros que obtive e foi excelente para uma visão global da Paleo. As primeiras páginas dão uma explicação geral dos principais conceitos da Paleo e então uma vasta gama de receitas. Os autores são um casal na cozinha. As receitas são variadas, simples e deliciosas!

Recomendo principalmente para casais irem para a cozinha e divertirem-se juntos!

Excelente presente para aquele amigo ou familiar que quer começar a Paleo e não sabe como.


2. Kitchen Intuition, por Devyn Sisson

Kitchen INtuition

Devyn Sisson, filha de Mark Sisson, acaba de lançar seu livro de culinária.

Tenho o prazer de encontrar com a Devyn por aqui e conversamos sempre sobre o que dá título ao seu livro intuição na cozinha.

Todos nós temos um chefe adormecido dentro de nós. Tudo que precisamos é limpar a cozinha de industrializados e despertar nosso senso de aventura, criatividade e empoderamento.

Devyn,  traz receitas simples que criam uma conexão harmoniosa entre nossa mente, corpo e comida. Através de cada receita, Devyn ensina como criar uma relação natural através da sua experiência pessoal pela alimentação saudável e como o cultivo da culinária intuitiva pode nos confiança por todas as áreas da vida.

IMG_5356


3. The Primal Blueprint Cookbook, por Mark Sisson

primalblueprintcookbook_400x400

Mais de 100 receitas com fotos lindas e instruções super fáceis para deliciosas refeições primais.


4. Primal Blueprint Quick and Easy Meals, por Mark Sisson

quickeasybook_400x400.png

Livro recheado de receitas rápidas para o dia a dia!

Você pode fazê-las em menos de 30 minutos!

O quiche de brócolis e as panquecas de amoras são as melhores!  😋


5. Primal Cravings, por Megan e Brandon Keatley

primalcravings_400x400

Porque as vezes temos desejo de pizza e cookies, não é mesmo? 😌

Esse livro é muito legal!

São diversas receitas inovadoras de cozinhar de waffles, panquecas, muffins, burgers, pizza, cookies, brownies. Basicamente tudo aquilo que você achava que não era possível na Paleo.

De pães Paleo a molhos, snacks, doces e hambúrgueres, são 125 receitas e idéias para qualquer ocasião escrito por Megan and Brandon Keatley, nomes renomados do Cross-Fit americano e da nutrição Primal, criadores do blog Health-Bent.com

A receita de muffins de amêndoas é maravilhosa! 😍 Base_Pattern

Você tem alguma outra sugestão de livro? Vamos trocar idéias!

 

 

COMPARTILHE ESSE POST =)

1 comentário Adicione o seu

  1. fitdots disse:

    Muito bacana esse post. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *